5 dicas para otimizar a sua gestão do tempo no trabalho

5 dicas para otimizar a sua gestão do tempo no trabalho

Provavelmente, você já sabe que nós, da HMAN, enxergamos o tempo como uma moeda única, de valor inestimável e sem possibilidade de troca. Por isso, desenvolvemos produtos especialmente pautados na otimização das tarefas cotidianas, justamente, para te ajudar a agregar mais valor ao seu tempo. Agora, a nossa missão é te ajudar a gerir melhor o seu tempo nos momentos de trabalho. Para isso, preparamos um artigo especial. Siga com a leitura e confira:

Como a gestão de tempo pode ser uma aliada da sua produtividade

Provavelmente, você já teve a sensação de que, para resolver tudo o que precisa, o dia teria que ter, pelo menos, o dobro de horas. De fato, este é um problema de gestão de tempo. Para solucionar essa questão, é preciso adotar algumas técnicas para melhorar a sua produtividade, render mais no trabalho e, também, garantir intervalos e tempo de qualidade para cuidar de si próprio.

O que é a gestão do tempo?

O conceito envolve, sobretudo, o gerenciamento do tempo, a partir de um processo de planejamento para execução das atividades do cotidiano, que tem como objetivo aumentar a eficiência e a produtividade. Para isso, o primeiro passo é levantar as atividades que devem ser realizadas e então, organizá-las por prioridade.

5 dicas para otimizar a sua gestão do tempo no trabalho

1.Planeje seu dia e a sua semana

A melhor forma de começar a otimizar o seu tempo é promovendo uma boa organização. Para isso, é preciso ter em mente que tudo deve ser planejado com antecedência. Na prática, vale a pena fazer uma lista prévia de tarefas (física ou digital) e deixar alinhado tudo o que precisa ser realizado no dia seguinte. Além disso, também é válido criar um planejamento com uma visão a médio e longo prazo, para organizar os projetos pendentes e melhorar a tomada de decisão no seu cotidiano.

2.Estabeleça prioridades

Saber quais itens e tarefas da sua lista devem ser priorizados é uma questão primordial para um planejamento eficaz. Para isso, é necessário distinguir o que é importante e o que é urgente dentro do escopo da sua agenda. Nesse contexto, as tarefas urgentes são inadiáveis e devem ser realizadas primeiro. Já as tarefas importantes são aquelas que devem ser iniciadas mas, não necessariamente, finalizadas, em um único dia.

3.Aprenda a delegar tarefas

Ao delegar tarefas, além de deixar o seu dia menos sobrecarregado, você ainda compartilha o seu conhecimento e permite que outras pessoas acumulem mais bagagem para te auxiliar nos processos cotidianos. É muito comum ter dificuldade em abrir mão do controle das ações e direcionar algumas atividades aos colegas de trabalho ou colaboradores desenvolverem. Mas, é preciso ter em mente que, quem assume múltiplas tarefas em um curto espaço de tempo, geralmente não consegue realizá-las com atenção e qualidade. Então, que tal tentar desapegar do controle de tudo e delegar alguns encargos simples?

4.Fuja da procrastinação

Procrastinar é natural e, muitas vezes, inevitável. Afinal, existem uma série de coisas que tiram nossa atenção todos os dias. Contudo, é preciso considerar que as dispersões se tornam extremamente prejudiciais a partir do momento que começam a impedir o funcionamento da rotina pessoal ou profissional. Uma boa maneira de evitar a procrastinação é pensar nos motivos pelos quais a tarefa que deve ser realizada é importante e nos resultados que ela pode te ajudar a alcançar. Além disso, a disciplina nunca é demais. Não deixe para depois, enfrente os desafios e faça o que precisa ser feito o quanto antes. Se necessário, divida as tarefas em atividades menores para facilitar o cumprimento de todas sem que isso pese na sua rotina.

5.Reduza ou otimize as suas reuniões

Todo mundo já passou por uma situação onde perdeu horas em uma reunião cujo assunto poderia ter sido solucionado com uma boa troca de e-mails. A verdade é que o excesso de reuniões pode impactar negativamente na produtividade dos trabalhadores. Para reduzir ou otimizar esses encontros, o primeiro passo é investir em uma comunicação direta e assertiva. Existem pautas que precisam ser discutidas, mas não necessariamente em uma reunião presencial, ou por e-mail. Para isso, existem inúmeras ferramentas de alinhamento, organização e comunicação, capazes de integrar uma equipe por meio de conferências ou chats abertos. Acredite no poder da tecnologia e veja como ela pode transformar a otimização do seu tempo. Enfim, gostou de conferir as 5 dicas para otimizar a sua gestão do tempo no trabalho? Qual delas foi a mais relevante para você? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da HMAN, em breve, teremos novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Veja mais

1 de 7