Atitude empreendedora: o que é e como ter? - H.Pro

Atitude empreendedora: o que é e como ter?

Atitude empreendedora: o que é e como ter?

A atitude empreendedora é um conceito que vem sendo cada vez mais explorado no ambiente corporativo. Por isso, independentemente se entre os seus objetivos está abrir ou negócio, ou não, o fato é que se tornar um profissional competitivo é fundamental para conquistar sucesso na carreira. Quer saber do que o termo se trata e como aplicá-lo em ações no dia a dia? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do blog da Hman preparou para você.

O que é atitude empreendedora?

Em poucas palavras, a atitude empreendedora pode ser compreendida como um tipo de comportamento adotado pelas pessoas que enxergam oportunidades em cenários conflituosos e estão sempre em busca de soluções. Ou seja, esses indivíduos não só empreendem, como também colocam, diariamente, o seu espírito empreendedor em prática. Afinal, o empreendedorismo não se limita apenas à criação de novos negócios, e inclui também a realização de mudanças transformadoras em organizações já existentes.

Quais são as atitudes de uma pessoa empreendedora?

As atitudes de uma pessoa empreendedora estão relacionadas, sobretudo, à responsabilidade de tocar um negócio e à proatividade de fazer os processos acontecerem. Por esse motivo, os profissionais que apresentam essa habilidade têm sido cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Isso porque, diferente dos demais, eles encaram as adversidades com fôlego e “vestem a camisa” do lugar em que trabalham.

4 passos para desenvolver uma atitude empreendedora

1. Enxergue as tendências

Não espere as mudanças acontecerem para agir! Assuma uma postura proativa, fique de olho nas tendências e se antecipe ao que está por vir.

2. Tenha uma visão amplificada

Saber ler a realidade a partir de vários ângulos e perspectivas diferentes é uma das principais características de pessoas com atitude empreendedora. Para desenvolver isso, comece a enxergar os acontecimentos do seu cotidiano de maneira distinta, sempre buscando por oportunidades.

3. Desenvolva autonomia

Não fique esperando sempre por aprovações ou orientações. Ao invés disso, otimize o seu senso crítico e reforce a sua autonomia. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões por conta própria.

4. Seja curioso

Para adquirir mais sabedoria, a curiosidade é fundamental. Pessoas com atitude empreendedora são curiosas e estão sempre em busca de novas descobertas para ampliar seus horizontes.

5 exemplo de atitudes empreendedoras que podem te destacar no mercado de trabalho

1. Planejamento

Ter planos bem estruturados garante ações mais assertivas. Portanto, antes de colocar qualquer estratégia em ação, construa um planejamento detalhado com todos os passos que serão adotados, bem como os prazos para finalização dos processos e as metas que devem ser atingidas.

2. Proatividade

Profissionais com atitude empreendedora não esperam que alguém faça algo por eles. Muito pelo contrário, eles possuem confiança e autonomia o bastante para tomar suas próprias decisões e abraçar as oportunidades que surgirem.

3. Espírito empreendedor

O espírito empreendedor nada mais é do que ter sede por coisas novas e se arriscar a trazer soluções diferentes. Não se trata de criar por criar ou apenas para vender, mas sim, de promover ideias com o potencial de transformar a vida das pessoas. Ou seja, visão de futuro e força de vontade para ir em busca dos sonhos são duas características imprescindíveis.

4. Perseverança e resiliência

Essas duas habilidades, quando juntas, são definitivas para obtenção de uma postura empreendedora. Enquanto a perseverança envolve a capacidade de perseguir os objetivos e enfrentar os obstáculos que surgem no caminho, a resiliência está relacionada a “dar a volta por cima” quando tudo parece desmoronar.

5. Inovação

Diretamente ligada à criatividade, os profissionais com capacidade de inovação conseguem propor novas soluções ou melhorias, mesmo em cenários desfavoráveis, por isso, têm destaque no mercado de trabalho. Gostou de descobrir o que é a atitude empreendedora e como desenvolvê-la? Se esse artigo foi interessante para você, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. No mais, continue de olho no blog da HMAN, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post!

Voltar para o blog