BeReal: a nova rede social que vem ameaçando o Instagram e o TikTok - H.Pro

BeReal: a nova rede social que vem ameaçando o Instagram e o TikTok

BeReal é um aplicativo francês, criado em 2020 Alexis Barreyat e Kévin Perreau, que tem como missão ir na contramão das duas maiores redes da atualidade: Instagram e TikTok.

Sua proposta é incentivar os usuários a produzirem conteúdo sem filtro e com mais autenticidade. Além disso, a plataforma só permite a publicação de uma foto por dia e em um horário incerto, motivado por uma notificação.

Nos últimos meses, o app vem aparecendo nas listas entre os mais baixados dos Estados Unidos. Já no Brasil, BeReal vem surgindo em alta expressiva nas buscas do Google nas últimas semanas. Somente em 2022, a rede já apresentou crescimento de quase 400% em números de usuários, chegando a quase 3 milhões de pessoas.

“BeReal desafiará sua criatividade permitindo que você mostre a seus amigos quem você realmente é”, diz o anúncio oficial da rede. Entretanto, o próprio texto que apresenta a plataforma reforça que não tem a pretensão de tornar-se grande como Instagram.

Tudo indica que a meta do BeReal é realmente promover um contraponto entre as redes sociais mais utilizadas no mundo, como toda plataforma nova, é difícil prever qual será o ritmo do seu crescimento e, até mesmo, como será seu modelo de negócio. Mas, é fato que, no geral, os conteúdos que se aproximam mais da ‘vida real’, com naturalidade, autenticidade, trazem mais engajamento.

Voltar para o blog