Com chips AMD, supercomputador Frontier é o mais rápido do mundo - H.Pro

Com chips AMD, supercomputador Frontier é o mais rápido do mundo

Anunciado ainda em 2019, o supercomputador Frontier, que integra a tecnologia AMD, se tornou o primeiro a quebrar a barreira Exascale, alcançando a marca de 1,1 exaflops durante um teste Linpack FP64. 
O êxito foi divulgado pela própria companhia na última segunda-feira de maio (30).
Com o desempenho atingido, (mais que o dobro do apresentado pelo antigo líder do ranking Top 500), o AMD Frontier assumiu o posto de supercomputador mais rápido do mundo. As máquinas chinesas Tianhe-3 e OceanLight afirmam ter superado o limite no ano passado, mas em testes não oficiais.
A fabricante revelou ainda que o equipamento é capaz de oferecer até 1,69 exaflops em desempenho máximo, podendo chegar a 2 exaflops após alguns ajustes. Vale destacar que um exaflop equivale a 1 quintilhão de operações de ponto flutuante por segundo.
De acordo com a empresa, a máquina equipada com CPUs AMD EPYC de 3ª geração também possui o sistema de inteligência artificial mais rápido do planeta, com 6,88 exaflops no benchmark HPL-AI. Outro título conquistado é a liderança na lista Green 500, apresentando a arquitetura mais eficiente em termos energéticos, oferecendo 62,68 gigaflops/watt.
Voltar para o blog