Começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional - H.Pro

Começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional

Começou a ser emitida nesta terça-feira (26) a nova carteira de identidade nacional, que deve adotar o CPF como registro geral e único para todos os brasileiros. O primeiro estado a receber o novo documento será o Rio Grande do Sul, seguido do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Ainda não há previsão para os demais estados.

A nova versão do documento deve conter um QR Code para validação eletrônica de autenticidade, além de também servir como documento de viagem. Isso porque foi incluído no documento o MRZ, um código de padrão internacional usado em passaportes.


Vale ressaltar, no entanto, que a CIN só poderá ser usada em países do Mercosul - Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Venezuela -, continuando a obrigatoriedade do passaporte para as outras regiões.

O governo afirma que o fornecimento da CIN será gratuito, mas, neste primeiro momento, somente as pessoas que estiverem com todas as informações atualizadas no CPF poderão emitir o documento. Os brasileiros que precisarem atualizar dados envolvendo o CPF deverão entrar em contato com a Receita Federal.

O atual RG continuará valendo pelos próximos dez anos para as pessoas com até 60 anos. Já para idosos, o RG antigo segue valendo por prazo indeterminado.

Voltar para o blog