Como são captadas as imagens em 3D da Terra no Google Earth ?

Como são captadas as imagens em 3D da Terra no Google Earth ?

O Google Earth é composto por uma gigantesca coleção de imagens de satélite que captam imagens aéreas, visualizações tridimensionais produzidas por computador e por câmeras terrestres, geralmente equipadas em carros, para o Street View.

Contudo, os registros nem sempre são feitos no mesmo momento e, em alguns casos, são montadas em uma espécie de mosaico. Isso porque, as imagens feitas por satélites ou aviões são coletadas em datas e horas específicas.

Cada quadro que compõe um mosaico de capturas é identificado com a data de coleta, exibida ao passar o mouse por cima da região. Entretanto, os registros não são feitos por satélites do Google, mas por companhias parceiras que vendem esses registros. Um dos exemplos é a Keyhole, dona do satélite Quickbird, um dos principais fornecedores de imagens para a Gigante das Pesquisas.

A soma de vários registros sobre um mesmo ambiente garante informações adicionais, como o relevo da região — importante para a renderização de relevo e construções 3D. A combinação de diferentes imagens com alta resolução garante detalhes suficientes para compreender a geografia local e produzir as miniaturas por computador.<\p>

Além disso, nem sempre as imagens são geradas automaticamente: o Google Earth conta com integração com o SketchUp, software de criação de modelos 3D, para que os próprios usuários montem suas estruturas digitais e enriqueçam o mapa.

Como são feitas as imagens do Street View? As imagens panorâmicas do Google Street View são capturadas por câmeras especializadas. Normalmente, o registro é feito com um carro da empresa que, de tempos em tempos, circula sobre ruas do mundo inteiro.

Em alguns casos, porém, o registro é feito com humanos — igualmente com equipamento adaptado. Dessa forma, o Google consegue exibir visualizações do Street View de áreas que não estão ao alcance de carros, como trilhas, passarelas, pontes, pontos turísticos ou cavernas.<\p>

Em maio de 2022, o Google apresentou as novas câmeras que utilizará para captar imagens destinadas ao Street View. Agora menor e mais leve, o conjunto de sensores permitirá alcançar áreas ainda mais complexas.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Veja mais

1 de 7