Descubra quais são as 7 forças da inovação - H.Pro

Descubra quais são as 7 forças da inovação

Descubra quais são as 7 forças da inovação

Estamos vivendo uma era que evidencia a inovação disruptiva em diferentes esferas. Esse fenômeno tem transformado os cenários corporativos e econômicos por meio de ferramentas simples, convenientes e acessíveis que apresentam produtos e serviços inovadores, capazes de alterar os comportamentos de consumo e, até mesmo, desestabilizar os processos de empresas que, até então, dominavam grandes fatias do mercado.

Aos poucos, os diferenciais oferecidos pelas soluções começam a ser notados pelos consumidores, possibilitando a otimização e aceleração de demandas e proporcionando uma geração de valor por meio de recursos inovadores.

Para ilustrar como os marcos da inovação de processos, produtos e serviços resolvem problemas reais e geram valor, Peter H. Diamandis e Steven Kotler escreveram o livro The future is faster than you think: how converging technologies are transforming business, industries and our lives” (em tradução livre: O futuro é mais rápido do que você imagina: como as tecnologias convergentes estão transformando negócios, indústrias e nossas vidas). De acordo com os autores, existem sete forças que movem a inovação. Descubra quais são elas, de forma resumida, no artigo que nós, da equipe da HMAN, preparamos para você.

1. Economia de tempo

A moeda mais valiosa que existe hoje em dia é o tempo. Por isso, as inovações que otimizam o tempo dos usuários são sempre as mais buscadas.

2. Disponibilidade de capital

Ao longo dos anos e, mesmo em meio à crise econômica, a verdade é que é cada vez mais possível participar de pequenos, médios e grandes fundos de investimentos que abraçam o sonho e contribuem com a entrega dos empreendedores.

3. Desmonetização

O primeiro projeto de um motor de automóvel elétrico surgiu em 1828. Mas, naquela época, transformá-lo em larga escala e adaptar toda a sociedade com abastecimentos elétricos para efetivá-lo custaria muito investimento. Nos tempos atuais, é notável o quanto o mercado automobilístico tem se mostrado favorável à potencialização da presença dos carros elétricos. Isso ocorre, principalmente, por conta da desmonetização, que reduz a moeda em circulação em comparação com a quantidade de ativos financeiros disponíveis na economia. Ou seja, é a redução do uso do dinheiro físico, a favor de formas alternativas, como, por exemplo, os cartões de crédito.

4. Mais gênios no jogo

Cada pessoa é única e nós sabemos disso, mas, podemos afirmar que existem mais de um único Einstein, Jobs, Gates e Zuckerberg no nosso planeta. Essas novas mentes visionárias devem se unir para pensar em como tornar as ações triviais (ou não) da nossa sociedade mais acessíveis, rápidas e eficientes.

5. Conectividade

Em média 4,66 bilhões de pessoas acessam a internet por meio de um ou mais dispositivos. Este número representa mais da metade da população mundial e, até 2030, estima-se que todos os habitantes do planeta tenham acesso à internet. Ou seja, não dá mais para negar, muito menos ignorar: o futuro é mesmo digital.

6. Novos modelos de negócio

A atual diversidade adotada em variados modelos de negócios de diferentes nichos de mercado tem possibilitado o surgimento de milhares de organizações inovadoras. Esse boom desmantela monopólios e cria acessibilidade para um número expressivo de pessoas que antes não tinham acesso a produtos e/ou serviços inovadores.

7. Extensão da vida humana

A partir do momento em que o ser humano percebe o seu potencial inovador, passa a buscar por passos mais ousados e caminhos mais desafiadores. Como resultado, a possibilidade de prolongação da vida passa a ser amplificada, graças às melhorias implementadas na medicina, como as vacinas e órgãos artificiais, por exemplo.

Até 10 anos atrás, falar sobre inovação disruptiva parecia loucura ou utopia mas, hoje em dia, temos provas suficientes de que não há limites para a potencialização da inovação e das realizações humanas.

E você, caro leitor, gostou de descobrir quais são as 7 forças da inovação? Deixe seu feedback nos comentários e continue de olho no blog da HMAN, em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Voltar para o blog