Florestas de árvores mecânicas podem ser solução contra efeito estufa - H.Pro

Florestas de árvores mecânicas podem ser solução contra efeito estufa

O DOE (Departamento de Energia dos Estados Unidos) tem uma nova aposta, um tanto quanto inusitada, para combater as mudanças climáticas: as florestas artificiais.

O Governo americano passou a investir em um sistema de captura de CO2 (dióxido de carbono), gás nocivo para ocorrência do efeito estufa, para contribuir com um projeto de pesquisadores de engenharias da Universidade Estadual do Arizona.

De acordo com a instituição, a pesquisa recebeu, em meados de 2021, o aporte financeiro de US$ 2,5 milhões (R$ 13 milhões) do governo.

Batizado de “Carbon Collect”, o recurso já está em uso e é comercializado  por uma empresa homônima com sede em Dublin, na Irlanda.

O objetivo do investimento estadunidense é intensificar a quantidade de captura de CO2 espalhado pelo ar através por meio da tecnologia e reduzir os custos para essa operação.

Além disso, o DOE pretende implantar três florestas de carbono em três regiões diferentes dos Estados Unidos com capacidade para capturar 1.000 toneladas de CO2 por dia, em cada uma.

Contudo, ainda não foi estipulado um prazo para o sistema entrar em atividade.

Voltar para o blog