Nasa finaliza montagem do escudo solar do telescópio James Webb

Nasa finaliza montagem do escudo solar do telescópio James Webb

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou, na tarde da última terça-feira (04) que finalizou a montagem do escudo que protege os delicados instrumentos do telescópio espacial James Webb da luz e calor do Sol.
O processo, iniciado uma semana atrás, é tido como um dos pontos mais desafiadores da missão. Isso porque o escudo do James Webb é integrado por cinco camadas empilhadas, metalizadas de Kapton, cada uma com a espessura de um fio de cabelo. Para assegurar que o calor recebido seja irradiado no espaço, existe uma pequena distância entre elas. Dessa forma, cada uma é mais fria que a outra.

Enquanto a primeira camada, que ficará apontada diretamente para o sol, pode chegar a uma temperatura de mais de 100 ºC, já a temperatura atrás da quinta camada, onde estão os instrumentos, é de -237 ºC.

O maior e mais complexo observatório espacial já visto ainda tem mais cinco meses e meio de testes e configuração pela frente, incluindo a implantação do espelho secundário e desdobramento das “asas” do espelho primário, alinhamento da ótica do telescópio e calibração dos instrumentos científicos. Somente após a conclusão de todo o processo, Webb entregará suas primeiras imagens.

Voltar para o blog

Deixe um comentário